quinta-feira, 12 de julho de 2018

Leite materno na maminha ou no biberão?


Hoje em dia fala-se muito na amamentação e a sua importância. Na neonatalogia estavam sempre a incentivar a isso. Concordo e acho uma iniciativa muito boa. No entanto acho que cada caso é um caso e cada bebé é um bebé. E na minha opinião as mães é que têm que decidir a forma como pretendem alimentar os seus filhos.
No meu caso tive que estimular desde cedo a maminha com a máquina pois era bastante importante o leite materno. O leite materno é importante para todos os bebés mas para os prematuros é essencial pois pode evitar bastantes problemas nomeadamente nos intestinos.
E nunca me importei muito de ser à máquina, o meu objectivo sempre foi garantir que nunca faltava leite à Lara. Mas como é óbvio desejava o dia em que seria a Lara a estimular e não uma máquina. Em contrapartida comecei a habituar-me à ideia de conseguir ver a quantidade que tirava e quando fosse a Lara não iria saber o que ela bebia. Mas não desisti sem experimentar e realmente a sensação é única. Aquele momento torna-se nosso. Mas no meu caso sentia-me insegura e nunca estava confiante de que a Lara bebia o suficiente. O stress aumentou e senti que já não produzia a mesma quantidade de leite. Mas no serviço onde estávamos eles "obrigavam" a ser à mama e se ela não fosse à mama iriam atrasar ainda mais a nossa ida para casa. Então eu insistia e continuava aquele processo. Mas quando vim para casa tudo mudou. A Lara ficava irrequieta, passada uma hora de comer já pedia de novo. Eu estava a começar a ficar cansada e stressada até que meti de lado toda a teoria que me deram sobre a amamentação e tirei leite de máquina e dei de biberão à Lara. E não é que ela dormiu e sossegou?
E pergunto-me se dar leite materno de biberão não se pode considerar amamentar? Ao fim ao cabo tu continuas a dar o teu leite com a diferença que ela não o tira directamente.
Eu senti-me muito mais calma com a certeza que a minha filha não ficava com fome. Neste momento a Lara continua a beber leite materno mas em biberão. Já não tenho a mesma quantidade mas tenho a suficiente para ela.
Temos muito mais trabalho e eu particularmente não consigo estimular como devia. Ninguém disse que era fácil, mas enquanto der não me preocupo.
Isto tudo para dizer que a forma como os bebés são alimentados deveria ser uma escolha exclusiva da mãe pois uma mãe stressada não dá resultado. E não se sintam mal se decidirem algo diferente do que vos dizem, lembrem-se que uma mãe stressada cria um bebé stressado. Uma mãe calma cria um bebé relaxado...

Imagem retirada de: https://vivasaude.digisa.com.br/familia/dicas-para-melhorar-a-amamentacao/2577/

Sem comentários:

Enviar um comentário