sábado, 21 de julho de 2018

Dia a dia com um bebé...


O meu dia a dia com a Lara é basicamente igual e se calhar idêntico a muitas mamãs.
As minhas tarefas diárias são as seguintes:
1.: Dou leitinho de 3 em 3 horas à Lara, o que significa que as minhas noites ainda são feitas de pequenas sestas. Confesso que adoro dormir mas com a Lara descobri que afinal também aguento não dormindo as horas seguidas. Como ainda dou leite materno faço uma gestão em que coloco leite a descongelar e divido as 8 refeições. Neste momento estou a utilizar o leite mais antigo e a congelar o que tiro.
2.: Nas horas das refeições também é hora de trocar as fraldas sujas e entre refeições também. Aqui em casa utilizo algodão e água morna para a muda de fralda visto que a Lara tem uma pela sensível. Também nos aconselharam a utilizar apenas as toalhitas nas saídas e é isso mesmo que faço. Ao fim de lavarmos secamos bem e assim tentamos evitar as assaduras. Em termos de creme de muda de fralda utilizamos uma pasta de água e só quando ela fica assada utilizamos um creme à base de zinco.
3.: O mais chato do dia é mesmo a esterilização dos biberões. Por dia esterilizo umas 2 a 3 vezes. Aconselho bastante a terem um esterilizador de microondas pois dá bastante jeito. Eu utilizo e em 6 minutos estão prontos.
4.: A tarefa mais complicada durante o dia: tirar leite. Tirar leite neste momento é quase impossível tirar de 3 em 3 horas. Estou a tirar em média 3 a 4 vezes. Neste momento ainda vai chegando mas já começa a acabar. Tirar leite é raro para quem tem bebés, normalmente vão à maminha ou bebem artificial. Mas para as mamãs que estão numa situação como a minha aconselho a tentarem mesmo de 3 em 3 horas pois quanto mais diminuirmos as tiradas de leite menos produzimos.
5.: Lavar a roupa da miúda que é uma babosa. A Lara ainda bolsa um bocadinho e por isso suja bastante roupa, babetes e fraldas de pano. Até tenho medo quando forem as sopas eheh vai ser uma desgraça.
6.: Hora do banho. Neste momento a Lara já gosta e torna-se mais simples. Aqui em casa optamos por dar banho dia sim dia não e sempre à noite. Tem resultado a relaxar e ela adormece mais fácil nos dias do banho.
7.: Tratar das tarefas de casa.É a última coisa com que nos devemos preocupar. Diariamente apenas me preocupo com as refeições e a loiça. Tudo o resto faço quando tiver tempo. Neste momento o importante não é termos a casa sempre limpinha para recebermos visitas mas sim estar limpa o suficiente para nos sentirmos bem e essencialmente aproveitar o tempo com os nossos pequenotes que passa tão rápido.
Basicamente este é o meu dia a dia, por vezes sinto-me exausta e quase penso que não sou capaz de aguentar. Mas depois olho para a Lara a Lara dá-me um sorriso grande e eu aí digo que era isto que faltava para nos alegrar a vida.
Última dica: sempre que possam durmam com os vossos filhotes sempre é melhor para diminuir o nosso cansaço.
Aproveitem este tempo e acima de tudo a prioridade é sempre o bebé e o marido, a casa é a última coisa com que nos devemos preocupar...

Imagem retirada de: https://favim.com/image/260625/

Sem comentários:

Enviar um comentário